segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Então é Natal. E o que vc fez?

24 de Dezembro aqui Do Outro Lado do Mundo, véspera de Natal.

E quando eu ouço "Christmas" aqui no Japão, automaticamente ouço a palavra "Cake" (Christmas' Cake)

Por quê? 

O motivo é simples. Aqui o Natal é uma data meramente comercial. Não há "significado" na data. É um dia como outro qualquer.

No Japão não temos:

・Ceia na Véspera.
・Família Reunida, provavelmente vão estar cada um em suas casas cansados do dia de trabalho, porque aqui não é feriado.
・Papai Noel nos Shoppings.
・E muito menos a "ilusão" de existir Papai Noel.
・Menos ainda todo aquele clima e magia natalino.

Enfim, é um dia frio, metaforicamente e literalmente falando. Qualquer adulto estará trabalhado, as crianças estarão estudando e quando chegarem em casa no máximo o que vai ter é um "Christmas' Cake", que foi reservado há semanas, ali do lado da janta. Cada um come um pedaço daquilo e vai dormir.

Não tem abraço, não tem confraternização.

É simplesmente um dia qualquer.


Para relatar melhor como alguns de nós brasileiros nos sentimos aqui no Natal deixo o depoimento de algumas colegas de Facebook:


Adri com seu depoimento na data de hoje me fez relembrar toda aquela data gostosa que é o Natal... no Brasil.


Adri Sakae
Hoje enqto eu estava no mercado passeando pelos corredores senti aquele clima natalino (que eu e quase todos os brasileiros que estão aqui no japao com suas famílias e amigos tão distantes procuram não sentir)... Me deu em aperto no coração uma vontade de chorar ( detalhe dentro do mercado)e quem me conhece sabe que eu choro mesmo kkk...a cada corredor que eu passava e olhava aquelas bandeijas de assados ...sushis tão bonitas ,tão arrumadas fechadas com aquelas etiquetas enorme escrito Merry Christmas ,a sensação de tristeza aumentava ,então comecei a lembrar das Festas de Natais no Brazil ,a mesa cheia de frutas ,aquele cheiro maravilhoso de pernil,tender ,peru ... Hum vindo do forno ,a salada de pimentão da minha vo ,a família reunida ...Pronto agora eu já tava com aquele no na garganta ,e pensei putz não posso chorar aqui , pork se me perguntarem o k ta acontecendo nem vou saber explicar kkkk...continuei andando e pronto cheguei na parte dos bolos e por segundos fiquei parada lá tendo um dejavu dos meus Natais ,uns muito felizes outros nem tanto rs...passei pelos vinhos e lembrei do Jaime e da Ju e pensei ...que saudades primeiro Natal depois de tanto tempo sem nossos queridos amigos ...entrei no carro querendo chorar horrores rs...então pedi pra Deus acalmar meu coração ...foi ai que eu entendi ,como sou abençoada por tantas lembranças boas nessa data tão especial!!por ter tantas pessoas amadas ,pela benção de ter amizades verdadeiras que me deram as melhores lembranças de um natal no japao e comecei a pensar que em vez de me lamentar deveria agradecer por tudo que tenho ...E fazer desse Natal mais um inesquecivel,para ser lembrado com muitas saudades daqui a alguns anos ...mesmo nw estando junto de todos que eu queria estou Feliz ...estamos todos bem,todos com saúde !!!embora estejamos longe na distância estamos juntos no espírito e no coração ...E essa união é que importa !!!Familiaaaa amo vocês muitoooo ....




Fabiana também descreve a diferença entre o Natal no Brasil e no Japão


Fabiana Ninha Akutagawa
Tantos anos aqui e ainda não me acostumei. Nem parece que é natal, que o ano já está findando 

Natal sempre foi uma data mágica, linda... aqui é tão normal, como um dia qualquer. Japoneses não comemoram o natal, apenas comem bolo e lotam os motéis (a data mais procurada pelos japas é no natal).

Sinto tantas, mas tantas saudades da ceia com toda família, do amigo secreto, de rever parentes de longe que só encontrava nessa data, de almoçar junto no dia 25, de encontrar os amigos queridos.

Sim, é uma data triste e reflexiva.

Mas deixo aqui um feliz natal para tod@s querid@s amig@s/colegas,
que o espírito natalino renove nossa fé e esperança.
Sintam-se abraçad@s!


Então, você que está aí no Brasil, aproveite muito bem essa data, por que não há lugar melhor pra passar o NATAL do que o Brasil, com todo o calor humano e alegria que os brasileiros têm.


Assim deixo esta linda mensagem da colega Elisa:


Dicen que la navidad es para los niños, pero eso no es verdad. La navidad es la época más hermosa, más divertida y la más tierna, pero en especial para que los adultos busquemos ese niño interior que nunca debimos olvidar, y comencemos a transmitir felicidad a todo aquél que nos rodea. ¡Tengan todos unas Felices fiestas!
atodos mis amigos y familiares

(Tradução: Dizem que o Natal é para as crianças, mas isso não é verdade. O Natal é a época mais bonita, mais divertida e a mais terna, mas em especial para que os adultos busquem sua criança interior que nunca devemos esquecer, e comecemos a transmitir felicidade à todos aqueles que nos rodeiam. Tenham todos Boas Festas. 
A todos meus amigos e familiares.



Por fim eu aqui Do Outro Lado do Mundo também lhes desejo um Feliz Natal e muitas festas! Porque a vida é curta. Aproveitem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário